Close
Filters
Idioma
Buscar

Safe Solar da JSL

 

PROTEJA O SEU INVESTIMENTO

 

 

Sabemos que os utilizadores de energia solar são muito mais conscientes dos custos e eficiência dos seus sistemas, querendo recuperar o seu investimento inicial o mais rápido possível. Mas sem a protecção adequada dos seus sistemas poderão estar apenas a transferir o valor do investimento inicial para orçamentos de manutenção ou reparação.

 

 

 

Estes equipamentos assentam em painéis de células fotovoltaicas (FV) e inversores de corrente. As células usam a energia solar para converter os fotões luminosos em Corrente Contínua (DC). A eletricidade gerada pelas células solares alimenta desta forma um inversor (Inverter) que regula e converte Corrente Contínua em Corrente Alternada (AC).

A energia produzida então em Corrente Alternada pode ser usada localmente por um equipamento específico, habitações ou estar diretamente ligada à rede elétrica e desta forma, ser usada como energia limpa, protegendo o ambiente.

 

Proteção Tipo 2 - Classe II de isolamento

Com proteção de Tipo 2 para sobre tensão de Correntes originadas por fenómenos atmosféricos em instalações fotovoltaicos (e outras). Protegem investimentos e minimizam as falhas de equipamentos e de sistema.

De modo a garantir níveis elevados de disponibilidade dos inversores e dos componentes elétricos usados em instalações fotovoltaicas, é necessário protegê-los contra destruição por picos de sobretensão.

A JSL disponibiliza um Quadro tipo “combiner box” contendo os dispositivos de proteção contra descargas atmosféricas , ligação dos “Strings” de painéis solares e seccionamento ultra rápido da Corrente Continua proveniente desses painéis.

O quadro está pronto a ser usado, sendo fornecido pré cablado e pronto a utilizar, bastando apenas ligar os cabos provenientes dos painéis solares providos de conectores MC-4 no conectores que o quadro já dispõe. Também a ligação do Quadro ao Inversor é feita através da cablagem munida de conectores MC-4 que serão ligados aos conectores MC-4 de saída que o Quadro já tem montados. Para finalizar a colocação em uso da “combiner box” , bastará efetuar a ligação do borne de terra do dispositivo de proteção contra sobreintensidades(DSP) ao circuito de “Terras”.

 

Valores Nominais

A combiner box SolarSafe poderá ser usada para 1 ou 2 “strings” de painéis solares e para Correntes até 25A IMAX e 1000 V DC cobrindo mais de 95% das necessidades de auto-consumo com ou sem injeção de potência na Rede Elétrica. O Quadro é adequado para “Inverters” de 550V DC / 100V DC por Input (por String)

 

Informações Técnicas

• Capacidade: 1000V DC – 25A
• Protecção contra descargas atmosféricas : Tipo 2 com indicação visual e possibilidade de sinalização remota
• Corrente Nominal de descarga: 20 kA
• Corrente máxima de descarga: 40 kA
• Nº de inputs DC (combiner strings): 1 (2 em opção)
• Nº de MPPT para Inverter: 1
• Fornecida com porta fusiveis PV para cada uma das fases DC com capacidade de corte de 33kA (fusiveis 10×38 gPV não fornecidos)
• Completamente montada, cablada e testada, pronta a instalar
• Fornecida com conectores MC-4 (pronta a ligar)
• Grau de estanquicidade de IP55

 

 

Instalação SolarSafe - Plug&Play Combiner Box

 

A gama de Quadros para sistemas FV da JSL inclui 2 versões com proteção DC.

 

1 String
Modelo para 1 Conjunto de painéis Solares
(até 20A (25A max))
2 Strings
Modelo para receber 2 dois conjuntos independentes de painéis solares
(até 20A (25A max) por combiner box)

No caso de mais do que 2 conjuntos de painéis solares na unidade de produção ( > 2 Strings), poderá usar-se uma combinação de 3 ou 4 “Combiner box” (de 1 ou 2 Inputs) para satisfazer a necessidade da instalação e as capacidades elétricas da unidade. Irão funcionar como unidades de proteção parciais podendo continuar a funcionar mesmo em caso de queda de raio numa parte da instalação.

 

 

JSL

Safe Solar 

 

Download 

Partilhar