Close
Filters
Idioma
Pesquisa

O Futuro da Distribuição de Energia com o REX da E-T-A

O Futuro da Distribuição de Energia com o REX da E-T-A

A tendência para a digitalização e para a poupança de espaço nos quadros elétricos e caixas de distribuição é cada vez mais evidente nos setores da construção de máquinas e do controlo de processos. Sistemas cada vez mais compactos e com maior volume de informação, bem como a crescente transparência dos processos produtivos, permitem aumentar a produção e a rentabilidade. Esta tendência aplica-se especialmente à tensão de controlo em corrente contínua de 24 V. As fontes de alimentação em modo comutado tornam-se mais pequenas e eficientes, e as unidades de proteção e distribuição de energia tornam-se mais compactas e inteligentes. A informação sobre o estado dos circuitos é essencial para garantir uma elevada qualidade contínua, mesmo com volumes de produção crescentes. À medida que o número de sensores e atuadores alimentados pela tensão de controlo aumenta nas máquinas e sistemas, cresce também a necessidade de uma alimentação fiável e transparente — algo que um sistema de distribuição e proteção de energia deve assegurar. A E-T-A tem vindo a desenvolver continuamente o seu sistema REX para responder a estas exigências.

 

Sem necessidade de acessórios

Graças ao seu design modular, o sistema REX permite ao projetista ajustar a distribuição de energia em 24 V DC exatamente às necessidades de cada aplicação. O sistema é composto pelo módulo EM12, que se posiciona no lado esquerdo. Este módulo de alimentação é ligado à fonte de alimentação em modo comutado. A corrente máxima de funcionamento é de 40 A, sendo a alimentação realizada através de um conetor traseiro. Este suporte conecta os disjuntores eletrónicos instalados sem necessidade de acessórios adicionais como barramentos ou pontes, garantindo a alimentação de todo o sistema. O projetista pode então ligar diferentes disjuntores e módulos de distribuição ao módulo de alimentação. Os disjuntores estão disponíveis nas versões unipolares ou bipolares, com calibres fixos ou ajustáveis.

 

 

Fig. 1: O sistema REX, com design modular, permite ajustar a distribuição de energia DC 24 V às necessidades de cada aplicação.

 

Portefólio alargado para maior flexibilidade

Graças à vasta gama de disjuntores eletrónicos disponíveis, o sistema pode ser adaptado com flexibilidade às exigências dos clientes. Os dispositivos com calibres fixos garantem a proteção das linhas conforme a norma EN60204-1, através de um elemento de segurança integrado adaptado ao calibre nominal de cada disjuntor. Já as versões ajustáveis permitem reduzir os custos e o espaço de armazenamento, ao mesmo tempo que aumentam a flexibilidade na substituição de dispositivos.

Os disjuntores estão disponíveis com calibres nominais entre 1 A e 20 A e cumprem os requisitos da construção de máquinas e do controlo de processos para uso internacional, graças à certificação UL. Todos os modelos até 4 A são também compatíveis com a norma UL1310 (NEC Class 2 Power Unit).

 

 

Fig. 2: O sistema garante uma alimentação fiável e transparente para todos os dispositivos ligados.

 

Utilização internacional garantida

O sistema REX está disponível em duas versões distintas. A versão BASE é uma solução económica para aplicações padrão. Neste caso, o módulo de alimentação regista o estado de cada disjuntor eletrónico, fornecendo essa informação ao sistema de controlo superior através de um contacto de grupo.

A versão alternativa, COM, oferece um vasto conjunto de informações do sistema e permite o acesso remoto a cada disjuntor individual. Controladores de bus inteligentes recolhem os dados e enviam-nos para a unidade de controlo superior, através de protocolos como IO-Link, PROFINET, EtherNet/IP, EtherCAT, Modbus TCP, Modbus RTU e, futuramente, também OPC UA e MQTT. Estes diferentes canais de comunicação garantem uma utilização flexível e internacional, podendo ser facilmente adaptados às condições específicas de cada região. Enquanto o EtherCAT ou PROFINET predominam na região DACH, nos EUA é mais comum a aplicação do EtherNet/IP. Toda a arquitetura elétrica pode ser mantida, sendo necessário apenas adaptar o controlador de bus, se necessário.

 

Ao utilizar o sistema COM, o foco está na transparência e disponibilidade do sistema. A transmissão contínua dos estados e dos valores medidos proporciona uma visão clara da proteção e distribuição de energia a 24 V DC. Alterações de estado ou consumos fora do normal por parte das cargas ligadas são detetados de imediato. Um valor-limite parametrizável é uma ferramenta útil neste contexto. Quando a corrente de carga atinge esse limite, o LED do disjuntor muda de cor e começa a piscar. Como o disjuntor se encontra, normalmente, num quadro elétrico no campo, este aviso pode passar despercebido. O sistema REX transmite esta informação à unidade de controlo, onde ela é visualizada. Isto permite que a equipa de manutenção identifique falhas antecipadamente e atue preventivamente. Assim, evitam-se interrupções não planeadas e aumenta-se o tempo de operação das máquinas.

 

Redução do espaço necessário graças a um sistema compacto

O design compacto do sistema permite uma poupança significativa de espaço no quadro elétrico. Em comparação com os disjuntores convencionais, o sistema REX permite poupar até 65 % de espaço, respondendo às exigências crescentes dos setores da construção de máquinas e controlo de processos.

 

Deixe o seu comentário