Close
Filters
Preferences
Search

Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021

A Zembe foi uma das 37 entidades premiadas com esta distinção para o biénio 2021 / 2022.

Das 37 entidades, apenas 9 corresponderam a empresas privadas, sendo que a ZEMBE foi a única PME e a única do setor do material elétrico.

 

A iniciativa Marca Entidade Empregadora Inclusiva, deu-nos a oportunidade de repensar aspetos do funcionamento da nossa organização. Permitiu-nos estruturar alguns dos nossos processos de forma a termos um comportamento mais inclusivo. Adequámos os nossos espaços comerciais, criámos normas de atendimento para Clientes com os diferentes tipos de necessidades especiais e desenvolvemos várias iniciativas de consciencialização desta temática junto das nossas equipas. Na génese não alterámos a forma como lidamos com este tema, no entanto, agora agimos de forma mais consciente, o que nos permite elevar o nível dos critérios de inclusão de Clientes, Parceiros e Colaboradores. 

Pretendemos dar continuidade às iniciativas já realizadas e em curso e garantir através de um ciclo de melhoria contínua, a evolução da Organização nesta temática, nomeadamente, através do desenvolvimento de novas parcerias e realização de ações de consciencialização junto dos Clientes, aumentando a abrangência da responsabilidade social da nossa Empresa.

Sendo a ZEMBE uma PME, ficamos ainda mais orgulhosos pela distinção de Marca Entidade Empregadora Inclusiva que nos foi atribuída.

Esperamos que a nossa distinção sirva de exemplo para que mais PMEs e empresas do nosso setor de atividade possam seguir o nosso exemplo. Este passo é sobretudo importante, porque muitas empresas já partilham destes valores, mas a circunstância de se prepararem para a candidatura, obriga a que se dediquem algum tempo a refletir sobre o posicionamento da organização e por consequência melhorar a capacidade inclusiva da empresa.

A cerimónia de entrega de prémios ocorreu no passado dia 30 de Novembro no edifício Alfândega do Porto. A Cerimónia de Entrega contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, e a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

 
 
 
 

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva está integrada no Programa de Emprego e Apoio à Qualificação das Pessoas com Deficiência e Incapacidade e pretende sensibilizar a opinião pública para as questões da empregabilidade deste universo, distinguindo as entidades empregadoras que fomentem práticas de gestão abertas e inclusivas.

A Marca Entidade Empregadora Inclusiva é atribuída de dois em dois anos, por decisão de um júri, às entidades empregadoras que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho inclusivo e que se distingam por práticas de referência.