Close
Filters
Preferences
Search

ESG

 

 

 

Na Zembe vemos o paradigma criado pela ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança Corporativa, como algo transformador nos negócios e investimentos. Esse conceito que aborda três pilares fundamentais, faz e irá continuar a fazer com maior preponderância no futuro próximo, parte das práticas corporativas responsáveis e sustentáveis que regem a Zembe. A componente ambiental considera tudo o que está relacionado com a gestão consciente dos recursos naturais, e a mitigação de impactos ambientais. O aspeto social concentra-se na preocupação com o bem-estar das partes interessadas e comunidades envolvidas com a empresa. A governança corporativa visa aprimorar a transparência e a ética nos processos de tomada de decisão da organização. Para a Zembe o ESG não é apenas visto como uma moda, mas sim uma abordagem integral que procura equilibrar o sucesso económico com o bem-estar da sociedade e a preservação do meio ambiente, impactando positivamente as empresas, os investidores e o mundo em geral.O Plano de Sustentabilidade da Zembe, encontra-se estruturado nos três eixos da ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa), onde tivemos ainda a preocupação de contribuir à nossa escala para ir ao encontro dos SDGs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) identificados pelas Nações Unidas.

 


       

 

 

Pelo tipo de atividade da empresa, os SDG’s sobre os quais podemos ter mais impacto são 7 – Affordable and clean energy, 8 – Decent work and economic growth, 12 – Responsaible consuption and production e 13 – Climate Action. Apesar de apenas focarmos em 4 objetivos de sustentabilidade, a nossas ações também tem um impacto em outras 5 metas das nações unidas 4 – Quality education, 5 – Gender equality, 9 – Industry innovation and infrastructure, 10 – Reduced inequalities e 17 – Partnership for the goals.

 

 

 

Plano de Sustentabilidade 2024

Download

Código de Conduta Fornecedores

Download

 

Através do nosso compromisso com estes objetivos globais, ambicionamos abordar questões fundamentais como a pobreza, a desigualdade, as alterações climáticas e a degradação ambiental. Ao alinharmos as nossas ações com os ODS, aspiramos, à nossa escala, criar um futuro mais equitativo, sustentável e próspero para todos.

Pretendemos ter uma abordagem abrangente que atue internamente, mas que também tenha em consideração o impacto que é gerado a jusante e a montante da sua atividade individual. Numa fase inicial, pretendemos que a Zembe consiga monitorizar os seus principais impactos diretos, e numa segunda fase possa atuar no sentido de influenciar a cadeia em seu redor.

 

Nas empresas familiares, de pequena e média dimensão, como a Zembe os investimentos e preocupações têm um alcance temporal de gerações e não de trimestres. A proximidade que temos com os nossos Colaboradores, os seus problemas reais e o envolvimento que temos nas comunidades onde nos inserimos, são mais duas vertentes que tornam a sustentabilidade, em sentido lato, uma preocupação central da nossa organização há vários anos.

Esta circunstância faz com que empresas como a nossa, tomem decisões genuinamente alinhadas com as preocupações da sustentabilidade em detrimento de simplesmente maximizar os lucros a qualquer custo.

Acreditamos que esta genuína preocupação com as pessoas é um dos principais fatores de diferenciação em relação às empresas

multinacionais, que competem connosco no mercado da contratação e retenção de talento. Esta forma de estar é um dos principais pilares para termos organizações fortes e lucrativas, criando uma correlação virtuosa e interessante, em que um dos fatores para criar organizações fortes e lucrativas é a forma de estar de não obter lucro a qualquer custo.

Os três pilares definidos pelo ESG (Environmental, social, and corporate governance) que são: Ambiente, o Social e a Governança Corporativa, são três eixos que estruturam bem as preocupações com a sustentabilidade e por isso iremos utilizar esta metodologia para o nosso plano.

Trabalhamos continuamente para reforçar a nossa posição enquanto parceiro sustentável na indústria do material elétrico em Portugal.

Eng. André Serpa, CEO da Zembe