Close
Filters
Idioma
Pesquisa
RSS

Notícias Técnicas

O Futuro da Distribuição de Energia com o REX da E-T-A
0 O Futuro da Distribuição de Energia com o REX da E-T-A

A tendência para a digitalização e para a poupança de espaço nos quadros elétricos e caixas de distribuição é cada vez mais evidente nos setores da construção de máquinas e do controlo de processos. Sistemas cada vez mais compactos e com maior volume de informação, bem como a crescente transparência dos processos produtivos, permitem aumentar a produção e a rentabilidade. Esta tendência aplica-se especialmente à tensão de controlo em corrente contínua de 24 V. As fontes de alimentação em modo comutado tornam-se mais pequenas e eficientes, e as unidades de proteção e distribuição de energia tornam-se mais compactas e inteligentes. A informação sobre o estado dos circuitos é essencial para garantir uma elevada qualidade contínua, mesmo com volumes de produção crescentes. À medida que o número de sensores e atuadores alimentados pela tensão de controlo aumenta nas máquinas e sistemas, cresce também a necessidade de uma alimentação fiável e transparente — algo que um sistema de distribuição e proteção de energia deve assegurar. A E-T-A tem vindo a desenvolver continuamente o seu sistema REX para responder a estas exigências.

 

Sem necessidade de acessórios

Graças ao seu design modular, o sistema REX permite ao projetista ajustar a distribuição de energia em 24 V DC exatamente às necessidades de cada aplicação. O sistema é composto pelo módulo EM12, que se posiciona no lado esquerdo. Este módulo de alimentação é ligado à fonte de alimentação em modo comutado. A corrente máxima de funcionamento é de 40 A, sendo a alimentação realizada através de um conetor traseiro. Este suporte conecta os disjuntores eletrónicos instalados sem necessidade de acessórios adicionais como barramentos ou pontes, garantindo a alimentação de todo o sistema. O projetista pode então ligar diferentes disjuntores e módulos de distribuição ao módulo de alimentação. Os disjuntores estão disponíveis nas versões unipolares ou bipolares, com calibres fixos ou ajustáveis.

 

 

Fig. 1: O sistema REX, com design modular, permite ajustar a distribuição de energia DC 24 V às necessidades de cada aplicação.

 

Portefólio alargado para maior flexibilidade

Graças à vasta gama de disjuntores eletrónicos disponíveis, o sistema pode ser adaptado com flexibilidade às exigências dos clientes. Os dispositivos com calibres fixos garantem a proteção das linhas conforme a norma EN60204-1, através de um elemento de segurança integrado adaptado ao calibre nominal de cada disjuntor. Já as versões ajustáveis permitem reduzir os custos e o espaço de armazenamento, ao mesmo tempo que aumentam a flexibilidade na substituição de dispositivos.

Os disjuntores estão disponíveis com calibres nominais entre 1 A e 20 A e cumprem os requisitos da construção de máquinas e do controlo de processos para uso internacional, graças à certificação UL. Todos os modelos até 4 A são também compatíveis com a norma UL1310 (NEC Class 2 Power Unit).

 

 

Fig. 2: O sistema garante uma alimentação fiável e transparente para todos os dispositivos ligados.

 

Utilização internacional garantida

O sistema REX está disponível em duas versões distintas. A versão BASE é uma solução económica para aplicações padrão. Neste caso, o módulo de alimentação regista o estado de cada disjuntor eletrónico, fornecendo essa informação ao sistema de controlo superior através de um contacto de grupo.

A versão alternativa, COM, oferece um vasto conjunto de informações do sistema e permite o acesso remoto a cada disjuntor individual. Controladores de bus inteligentes recolhem os dados e enviam-nos para a unidade de controlo superior, através de protocolos como IO-Link, PROFINET, EtherNet/IP, EtherCAT, Modbus TCP, Modbus RTU e, futuramente, também OPC UA e MQTT. Estes diferentes canais de comunicação garantem uma utilização flexível e internacional, podendo ser facilmente adaptados às condições específicas de cada região. Enquanto o EtherCAT ou PROFINET predominam na região DACH, nos EUA é mais comum a aplicação do EtherNet/IP. Toda a arquitetura elétrica pode ser mantida, sendo necessário apenas adaptar o controlador de bus, se necessário.

 

Ao utilizar o sistema COM, o foco está na transparência e disponibilidade do sistema. A transmissão contínua dos estados e dos valores medidos proporciona uma visão clara da proteção e distribuição de energia a 24 V DC. Alterações de estado ou consumos fora do normal por parte das cargas ligadas são detetados de imediato. Um valor-limite parametrizável é uma ferramenta útil neste contexto. Quando a corrente de carga atinge esse limite, o LED do disjuntor muda de cor e começa a piscar. Como o disjuntor se encontra, normalmente, num quadro elétrico no campo, este aviso pode passar despercebido. O sistema REX transmite esta informação à unidade de controlo, onde ela é visualizada. Isto permite que a equipa de manutenção identifique falhas antecipadamente e atue preventivamente. Assim, evitam-se interrupções não planeadas e aumenta-se o tempo de operação das máquinas.

 

Redução do espaço necessário graças a um sistema compacto

O design compacto do sistema permite uma poupança significativa de espaço no quadro elétrico. Em comparação com os disjuntores convencionais, o sistema REX permite poupar até 65 % de espaço, respondendo às exigências crescentes dos setores da construção de máquinas e controlo de processos.

 

A EFAPEL reforçou a sua solução de aparelhagem modular para Quadros Elétricos
0 A EFAPEL reforçou a sua solução de aparelhagem modular para Quadros Elétricos

Interruptores Diferenciais

 

Como complemento à família de aparelhagem de corte e proteção Modus 55, a EFAPEL reforçou a sua gama com interruptores diferenciais classe B, indispensáveis para instalações que envolvem equipamentos eletrónicos avançados. Estes dispositivos detetam fugas de corrente alternada mesmo a alta frequência, pulsante e contínua, garantindo segurança total à sua instalação.

 

Sensibilidade 10 e 30mA (alta sensibilidade) para proteção de pessoas e animais contra contactos

diretos ou indiretos.

Os interruptores diferenciais de 30mA respondem às exigências de proteção de circuitos de tomadas e

instalações com a presença de água.

Sensibilidade 300 e 500mA (sensibilidade média) asseguram a proteção de instalações contra

defeitos de isolamento ou contactos indiretos.

Classe AC: Esta proteção é a de uso genérico, assegura a proteção na presença de fugas em corrente alternada – puramente sinusoidal. Os diferenciais EFAPEL garantem proteção contra disparos intempestivos provocados por correntes de fuga transitórias: descargas atmosféricas ou cargas capacitivas.

Classe A: Complementa a proteção de classe AC, com a proteção contra correntes de fuga com componente contínua não detetável pelos diferenciais de classe AC. Recomendada em instalações com equipamentos eletrónicos como: retificadores com díodos, triacs, etc.

 

Os interruptores diferenciais de classe B complementam a proteção de classe A com deteção de fugas em corrente continua até 6mA e fugas com componente alternada de frequência até 1KHz. Estes diferenciais são recomendados em instalações contendo equipamentos capazes de produzir estas perturbações. Ex. Instalações com produção fotovoltaica, carregamento de veículos elétricos, variadores de velocidade, etc.

 

Privilegiando a continuidade de serviço, mantendo elevados níveis de proteção, a utilização de dispositivos diferenciais de diferentes classes, na mesma instalação, deverá garantir o seguinte critério: O dispositivo com o tipo de tecnologia mais evoluída (classe A ou B), não deve ser instalado a jusante de outro com tecnologicamente inferior (classe AC).

 

Ex.: O dispositivo de classe A não pode ser instalado a jusante de um dispositivo de classe AC, da mesma forma, um dispositivo de classe B, não pode ser instalado a jusante de um dispositivo de classe A.

 

Acessórios de Comando, Automatismo e Sinalização

 

A ampliação da gama acessórios de comando, automatismo e sinalização, com bobinas de disparo, contactos auxiliares, rearmes automáticos e contactores, permite ao instalador profissional desenvolver e executar instalações com elevado nível de fiabilidade e segurança.

 

Através das bobinas de disparo é possível comandar a abertura do dispositivo que lhe está associado mecanicamente (ex. Disjuntor magnetotérmico ou interruptor diferencial) através de uma ordem remota ou devido a determinadas condições da instalação.

 

São exemplos, a abertura do corte geral através da bobina de disparo por emissão de corrente, com um pressionar de uma betoneira de emergência ou a abertura de um circuito em particular aquando da falha de fornecimento de energia elétrica, com a instalação de uma bobina de disparo por mínima tensão.

 

É possível que determinado aparelho de corte (ex. Disjuntor magnetotérmico ou interruptor diferencial), seja rearmado automaticamente ou através de uma ordem de comando remota, após um disparo intempestivo e pontual, com a instalação de um dos modelos de rearme remoto e automático.

 

As soluções da Modus 55 incluem disjuntores magnetotérmicos, que asseguram e protegem os equipamentos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Para além disso, é composta por interruptores e disjuntores diferenciais, que integram o sistema de proteção diferencial, destinado a garantir a segurança das pessoas.

 

A série contempla ainda dispositivos de proteção contra sobretensões, através dos descarregadores de sobretensão (DST), que protegem a instalação elétrica contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas e é complementada por uma variedade de acessórios que permite a criação de soluções funcionais e seguras para os quadros elétricos.

Lara da ThornEco
Lara da ThornEco
Com uma gama de acessórios, Lara é a melhor escolha para uma variedade de ambientes internos e externos.
Brochura TOP ELTAKO 2025
Brochura TOP ELTAKO 2025
A mais recente edição da gama Eltako chegou com novidades imperdíveis! Descarregue aqui e conheça todas as inovações.
Ajuda instantânea com uma só chamada
0 Ajuda instantânea com uma só chamada
Sistema Call Help da Fonestar: quando a rapidez na resposta faz toda a diferença
 
Num mundo cada vez mais atento à segurança, acessibilidade e eficiência nos espaços públicos e privados, o sistema Call Help da Fonestar representa uma solução essencial para garantir assistência imediata com total fiabilidade. Desenvolvido a pensar em ambientes como casas de banho adaptadas, hospitais, lares, escolas, centros comerciais ou edifícios públicos, o Call Help é a resposta certa para situações onde cada segundo conta.
O que é o sistema Call Help?
O Call Help é um sistema de chamada de emergência que permite, de forma rápida e intuitiva, o contacto com um ponto de assistência ou vigilância. Composto por botões de alarme, sinalizadores visuais e sonoros e unidades de controlo, permite interligar os espaços críticos a uma central de resposta ou equipa técnica, agilizando o apoio a quem mais precisa.
 
Características principais:
  • Ativação imediata através de botão ou puxador de emergência
  • Sinalização sonora e luminosa para rápida localização do alerta
  • Design discreto e adaptável a vários tipos de instalações
  • Instalação simples e compatível com normas de acessibilidade
  • Ideal para casas de banho adaptadas, áreas médicas e espaços de uso público
Porquê escolher o Call Help da Fonestar?
Fonestar é uma marca reconhecida pela qualidade e fiabilidade dos seus sistemas de áudio, comunicação e sinalização. O Call Help não é exceção: trata-se de uma solução pensada para aumentar a segurança dos utilizadores e facilitar a intervenção das equipas responsáveis, cumprindo os requisitos legais e técnicos em vigor.
Além disso, permite:
  • Reforçar a imagem de compromisso com a acessibilidade e bem-estar dos utilizadores
  • Cumprir as exigências normativas de edifícios acessíveis
  • Prevenir riscos e agir proativamente em caso de emergências

 

Instalação e suporte técnico com a Zembe
Na Zembe, disponibilizamos apoio técnico especializado na escolha, instalação e configuração do sistema Call Help da Fonestar. A nossa equipa garante o cumprimento de todas as boas práticas e exigências normativas, com um serviço de proximidade, adaptado a cada projeto.
 
 
Ajuda instantânea com uma só chamada não é apenas um slogan — é a diferença entre um problema e uma solução. Com o Call Help da Fonestar, o seu espaço estará preparado para dar resposta com segurança, eficiência e humanidade.

 

 

Amy  da ThornEco
Amy da ThornEco
Versátil e intemporal, Amy é a solução ideal para uma ampla gama de aplicações.