Interruptores Diferenciais
Como complemento à família de aparelhagem de corte e proteção Modus 55, a EFAPEL reforçou a sua gama com interruptores diferenciais classe B, indispensáveis para instalações que envolvem equipamentos eletrónicos avançados. Estes dispositivos detetam fugas de corrente alternada mesmo a alta frequência, pulsante e contínua, garantindo segurança total à sua instalação.
Sensibilidade 10 e 30mA (alta sensibilidade) para proteção de pessoas e animais contra contactos
diretos ou indiretos.
Os interruptores diferenciais de 30mA respondem às exigências de proteção de circuitos de tomadas e
instalações com a presença de água.
Sensibilidade 300 e 500mA (sensibilidade média) asseguram a proteção de instalações contra
defeitos de isolamento ou contactos indiretos.
Classe AC: Esta proteção é a de uso genérico, assegura a proteção na presença de fugas em corrente alternada – puramente sinusoidal. Os diferenciais EFAPEL garantem proteção contra disparos intempestivos provocados por correntes de fuga transitórias: descargas atmosféricas ou cargas capacitivas.
Classe A: Complementa a proteção de classe AC, com a proteção contra correntes de fuga com componente contínua não detetável pelos diferenciais de classe AC. Recomendada em instalações com equipamentos eletrónicos como: retificadores com díodos, triacs, etc.
Os interruptores diferenciais de classe B complementam a proteção de classe A com deteção de fugas em corrente continua até 6mA e fugas com componente alternada de frequência até 1KHz. Estes diferenciais são recomendados em instalações contendo equipamentos capazes de produzir estas perturbações. Ex. Instalações com produção fotovoltaica, carregamento de veículos elétricos, variadores de velocidade, etc.
Privilegiando a continuidade de serviço, mantendo elevados níveis de proteção, a utilização de dispositivos diferenciais de diferentes classes, na mesma instalação, deverá garantir o seguinte critério: O dispositivo com o tipo de tecnologia mais evoluída (classe A ou B), não deve ser instalado a jusante de outro com tecnologicamente inferior (classe AC).
Ex.: O dispositivo de classe A não pode ser instalado a jusante de um dispositivo de classe AC, da mesma forma, um dispositivo de classe B, não pode ser instalado a jusante de um dispositivo de classe A.
Acessórios de Comando, Automatismo e Sinalização
A ampliação da gama acessórios de comando, automatismo e sinalização, com bobinas de disparo, contactos auxiliares, rearmes automáticos e contactores, permite ao instalador profissional desenvolver e executar instalações com elevado nível de fiabilidade e segurança.
Através das bobinas de disparo é possível comandar a abertura do dispositivo que lhe está associado mecanicamente (ex. Disjuntor magnetotérmico ou interruptor diferencial) através de uma ordem remota ou devido a determinadas condições da instalação.
São exemplos, a abertura do corte geral através da bobina de disparo por emissão de corrente, com um pressionar de uma betoneira de emergência ou a abertura de um circuito em particular aquando da falha de fornecimento de energia elétrica, com a instalação de uma bobina de disparo por mínima tensão.
É possível que determinado aparelho de corte (ex. Disjuntor magnetotérmico ou interruptor diferencial), seja rearmado automaticamente ou através de uma ordem de comando remota, após um disparo intempestivo e pontual, com a instalação de um dos modelos de rearme remoto e automático.
As soluções da Modus 55 incluem disjuntores magnetotérmicos, que asseguram e protegem os equipamentos contra sobrecargas e curtos-circuitos. Para além disso, é composta por interruptores e disjuntores diferenciais, que integram o sistema de proteção diferencial, destinado a garantir a segurança das pessoas.
A série contempla ainda dispositivos de proteção contra sobretensões, através dos descarregadores de sobretensão (DST), que protegem a instalação elétrica contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas e é complementada por uma variedade de acessórios que permite a criação de soluções funcionais e seguras para os quadros elétricos.