Close
Filters
Preferences
Search

A evolução das instalações eléctricas colectivas e a nova gama de Quadros de Coluna Classe II de Isolamento COMPACTIV da Quitérios

A Norma Portuguesa NP 1271 definia, entre outros aspectos, a constituição dos Quadros de Colunas, classificando as caixas e suas dimensões em função do equipamento que albergava.

Apesar de revogada desde 2009, continuam a surgir, nos dias de hoje, projectos eléctricos com indicação – “Quadro de Colunas de acordo com NP 1271”. No entanto com a entrada em vigor do Regras Técnicas (RTIEBT, 2006), sustentado pela norma do produto EN IEC 61439-2, surgem novas possibilidades de configuração, obrigando ainda a garantir um Isolamento Classe II ou equivalente para os Quadros de Entrada nas Instalações Colectivas.

Na génese da nova gama de produtos COMPACTIV da Quitérios – Quadros de Coluna Classe II de Isolamento - está a evolução das instalações eléctricas colectivas e das normas e regulamentos que sustentam o fabrico das soluções para este fim.

 Tendo como um dos principais fundamentos a redução do espaço disponível na entrada do edifício para o quadro de colunas “convencional”, a Série Compactiv pretende responder às exigências do mercado eléctrico e da construção civil, tendo em conta o crescendo de edifícios novos e remodelados (ampliação, alteração, reconstrução) no nosso país.

Cada quadro Compactiv é constituído por duas caixas base plásticas (garantia da classe II de Isolamento) com reforço exterior em alumínio (elevando a sua resistência aos impactos) tendo em conta o tipo de aplicação prevista – aplicação à face da parede (saliente).

Apesar dos Quadros da série Compactiv estarem previstos para serem manuseados apenas por pessoas qualificadas, foi efectuado um reforço de Isolamento no barramento de forma a evitar contactos acidentais com as partes activas em tensão (contactos directos).

 

Leave your comment